terça-feira, 5 de julho de 2011

Humildade de um Lider!



Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão. É uma arma de defesa contra o orgulho, a vaidade e a auto-exaltação, fatores determinantes para conduzir um líder ao desejo de ver imperar sua vontade sobre os outros e por estes ser servido incondicionalmente. Um autêntico líder cristão “rebaixa-se” de forma incondicional e independente de sua vontade própria para servir ao grupo que ele lidera. Um líder não é um senhor e sim um escravo.

A humildade não é a negação pura e simples de dons, capacitação e virtudes pessoais. Pelo contrário, é o reconhecimento de que estes dons, capacitação e virtudes vêm de Deus. Se eles existem em nós, é somente porque Deus existe antes de tudo e quis nos presentear com eles. É o reconhecimento também de que, junto com estes dons, todos temos fraquezas, latentes ou não, das quais nunca poderemos nos orgulhar.O primeiro passo rumo à humildade é o reconhecimento do nosso orgulho.



Sem humildade não buscaremos realmente a verdade. O homem orgulhoso pensa que já conhece as respostas, e não quer depender de quem quer que seja, nem mesmo do próprio Deus. O orgulhoso tem uma visão distorcida e inflada de si mesmo. Atribui suas realizações a esforços próprios e não reconhece que tudo que é e possui vem da mão de Deus. A arrogância também impede nosso entendimento da verdade. Se não queremos admitir a necessidade de mudança, ou não queremos aceitar o fato que alguma outra pessoa sabe mais do que nós, nosso orgulho será um bloqueio fatal para o estudo eficaz da Bíblia.Lembre-se:

- Deixe de lado os seus interesses pessoais e dirige seu foco para as necessidades dos outros;
- O líder humilde não ostenta sua posição ou poder e sim, identifica como o membro mais fraco da sua equipe;
- O líder humilde não impõe sua vontade a Deus, mas se submete ás ordens divina;
- O líder humilde não rouba o poder ou a posição. Ele espera pacientemente para que Deus aumente sua influencia.
- O líder humilde não promove a si mesmo e si o nome poderoso do Senhor. Agrada a Deus por meio do amor e do serviço prestado aos outros.
 
Versículos:

Jó 22:29 Deus rebaixa os orgulhosos, mas salva os Humildes.
Sl 18:27 Tu salvas os Humildes, mas humilhas os orgulhosos.
Sl 25:9 Deus guia os Humildes no caminho certo e lhes ensina a sua vontade.
Pv 15:33 Quem teme o SENHOR está aprendendo a ser sábio; quem é Humilde é respeitado.
Pv 18:12 A pessoa orgulhosa está a caminho da desgraça, mas a Humilde é respeitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário